As presentes regras são de propriedade intelectual da YABT. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização prévia por escrito. Dúvidas, entre em contato conosco via ticamericas@yabt.net

Sobre

O programa Competições Talento e Inovação das Américas (TIC Americas), é uma plataforma e acelerador de negócios para jovens empreendedores(as) promoverem suas ideias de negócios e Startups. A TIC Americas se diferencia de outras competições de planos de negócios existentes ao incorporar fases  de "antes e depois": fornecendo treinamento e mentoria, acompanhamento, vínculos de investimento e promoção de oportunidades, entre outros. O objetivo é identificar e apoiar soluções inovadoras e sustentáveis que tenham potencial para crescimento por meio de validação e visibilidade internacional e networking. As Finais TIC Americas provaram ser uma grande vitrine que permite aos empreendedores(as) consolidar seus negócios. A TIC Americas visa promover o progresso em direção a uma maior inclusão social e econômica na região. 

A inscrição para participar da TIC Americas é gratuita. Todos os participantes inscritos terão a oportunidade de acessar o Business Opportunity Online Training Camp (BOOT Camp). O objetivo do BOOT Camp é fornecer às equipes, tutoriais e ferramentas que as ajudem a desenvolver seu plano de negócios e /ou plano de projeto.

O BOOT Camp é uma plataforma de treinamento virtual para conectar jovens empreendedores(as) a especialistas técnicos e de negócios. O BOOT Camp estará disponível para as equipes participantes para ajudar no desenvolvimento de sua ideia e plano. Através da coordenação da YABT, especialistas do setor privado, incluindo funcionários(as) da PepsiCo e empresários(as), estarão conectados com as equipes de jovens empreendedores(as) registradas, para apoiar o desenvolvimento de uma estratégia prática para o desenho e implementação de suas soluções de negócios.

Desde 2009, graças à co-organização e patrocínio da PepsiCo, a TIC Americas incluiu o Eco-Desafio, uma categoria de premiação especial para projetos de negócios ou ideias que promovam o Desenvolvimento Sustentável no Hemisfério Ocidental.

Este ano, a Young Americas Business Trust (“YABT”) e a PepsiCo Inc. (“PepsiCo”), estão convocando jovens empreendedores(as) das Américas que apresentem soluções para atender 2 prioridades específicas: (I) Educação e (II) Tecnologia; seguindo a estratégia de Sustentabilidade da PepsiCo: PEP+

A TIC Americas tem três etapas:

  1. Chamada para inscrições: 

Jovens dos Estados Membros da OEA, e da Caribbean Community (CARICOM) e seus Membros Associados têm a oportunidade de responder a uma categoria específica de desafio e abordar a prioridade que consideram mais adequada ao projeto que desenvolvem. 

  1. Semifinais: 

As semifinais consistem na avaliação e seleção de todas as equipes que atendem todos os requisitos de acordo com sua categoria, enquanto passam por treinamentos que permitirão aprimorar seus modelos de negócios. Ao final dessa etapa, serão selecionadas as equipes que participarão das finais da TIC Americas e do Eco-Desafio.

Somente as equipes que completaram e enviaram todos os requisitos/entregáveis receberão feedback dos organizadores.

Um Comitê de Avaliação pontuará as equipes participantes de acordo com os critérios estabelecidos pela competição. Devido ao grande número de participantes, a YABT e seus parceiros estratégicos anunciarão as equipes finalistas através de seus sites oficiais. Apenas as equipes finalistas serão contatadas por um representante da YABT.

  1. Finais:

As equipes finalistas da TIC Americas farão sua “apresentação” (pitch) para um  Comitê Internacional de Avaliação, seguindo a estrutura de apresentação indicada nos critérios de avaliação das finais. Os finalistas também têm a oportunidade de apresentar e promover seu produto ou serviço aos Estados Membros da OEA e da Caribbean Community (CARICOM) e seus Membros Associados. As finais da TIC Americas combinam o talento e a inovação de jovens empreendedores(as), com o conhecimento e as habilidades de especialistas internacionais no assunto, assim como o papel das autoridades na tomada de decisões.